terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Pela simplicidade do leste ou do nordeste

Extrato de conversa com irmão:


"Sim, meu irmão. A verdade é que é muito dificil encontrar alguém, pois, em geral, o ser humano é formado pelo desejo e esse desejo tem duas polaridades: da serpente (o ego) e do eu-messianico (humildade/altruísmo). 

Acontece que o ego é muito mais prazeroso, nos sentimos bem com a realizaçao dos desejos. O problema é que os desejos tem um curto prazer, momentaneo, então queremos sempre mais. Igual um chocolate, comemos e daqui a 20 minutos queremos outro, e outro e outro, mas quando comemos demais, enjoamos....Daí queremos algo salgado para contrabalancear, mais um e outro e outro, e voltamos para o doce. É interminavel, sao prazeres curtos, pouco duradouros. O ego faz isso, seja na comida, no desejo ou em qualquer outra coisa de nossa vida. 

Já o lado messianico trabalha com prazeres mais duradouros, fora dos cincno sentidos. É algo mais espiritual, como o amor de mãe, por exemplo, que é meio que eterno. Podemos fazer o que for, a mãe sempre amará seu filho. Esse tipo de prazer, perene, duradouro, é mais dificil e raro, é como nossa impressão que temos da aparência humilde do leste europeu ou do nordeste brasileiro, pois sabemos que pessoas assim não querem o prazer pequeno, elas querem a entrega total, o amor de mãe, por isso são raras, mais dificeis. Engana-se quem vê fotos, videos, relatos e tudo mais pela internet de casais felizes a passear em praias. 

A maioria dos artistas tem cinco ou seis casamentos. Há quem conte mais de dez em alguns casos. É como o chocolate, dura 20 minutos, 20 dias. Então é mesmo uma coisa intima, nossa mesmo, a procura pelo simples, pelo humilde, que nos faz acreditar que não é necessario muito para viver bem, e que nessa simplicidade está o verdadeiro lado messianico das coisas, do altruismo, do compartilhar em simplesmente ver a pessoa bem, feliz, como o amor de mãe, é dela, mas totalmente dedicado ao filho. Assim amamos, para o outro, sem pensaarmos em nós, mas para ver o outro feliz e vice-versa. Se assim for, como bem dito, pela simplicidade do leste ou do nordeste, o equilibrio reina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário