sábado, 14 de agosto de 2010

Chakana ou Cruz Andina

Em minhas visitas ao Peru sempre mostrei interesse pelos símbolos e artefatos da civilização Inca, assim como das culturas pré-incaicas, que podemos encontrar em TIwanaku, local este que devo visitar mais vezes. O deus Tumi, a figura de Pachamama, a chica (bebida sagrada peruana) e outras coisas mais sempre despertam muita curiosidade e me transportam para outro mundo.

Entretanto, o símbolo que mais me interesso é, sem dúvida, a Chakana, a famosa cruz andina. Cruz essa que pode ser facilmente encontrada em diversos lugares do Peru. Desde objetos de decoração até em portas das casas e igrejas. A cruz andina simboliza, na mitologia incaica, a árvore da vida, como existe em outras culturas. A cruz é formada por "escadas" com quatro polos maiores e quatro outro menores que parecem indicar os pontos cardinais.

O quadrado que se forma na figura da cruz representa os níveis de existência, a saber: Hana Pacha (o mundo superior, habitado por deuses superiores), Kay Pacha, (o mundo de nossa existência) e Ucu ou Urin Pacha (o mundo inferior habitado por espíritos, ancestrais e várias deidades que tem contato próximo com a Terra. O círculo (buraco) que tem no centro da cruz é o Axis que significa que o shaman transita pelo cósmico para outros níveis. Também representa a cidade de Cusco, o centro do Império Inca, e a constelação Cruzeiro do Sul.

Além dessa explicação mais técnica, a cruz tem um significado espiritual pra mim, pois sempre que a vejo me lembro de minhas viagens e de meus amigos, Silvana e Humberto. A cruz simboliza a amizade e a ligação mística do mundo atual com o mundo passado que possivelmente devo ter visitado em outras esferas ou realidades da vida mundana. Posso afirmar que a cruz me traz boas lembranças e sempre será um símbolo de amizade para mim.
The shaman was superior to priests, sorcerers and witch-doctors in that he could modify his states of consciousness and journey at will to the lower level to enquire into the causes of people's illnesses or misfortunes. These were generally attributed to breaches of taboo. Such trances were induced by the ingestion of hallucinogenic substances, most probably ayahuasca, used widely by the Indian shamans of Peru.

Um comentário:

José Eduardo disse...

Muito bom os seus comentários...
Parabéns,
que os deuses incas te protejam e te tragam ao Criador Supremo... Assim o seja....

Postar um comentário