quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Terceira Revolução Industrial, ufa!!!

Então, chegamos à Terceira Revolução Industrial!!!
A verdade é que não existe um consenso sobre o marco inicial da III Rev. Ind. alguns dizem que não se pode dividir a Revolução Industrial e que um passo é consequencia do outro, mas acho que fica mais fácil de entender e de explicar se dividirmos, não é mesmo?

Uma corrente incita a declarar que a partir de 1980 teríamos o que poderia ser o início da III Rev. Ind. Período que marca o fim das crises, das guerras e da bipolarização do mundo. A III Rev. Ind. também pode ser chamada de Revolução Técno-Científica, pois surgem grandes complexos industriais e empresas multinacionais, assim como os avanços da alta tecnologia, que são muito signficativos e que diferenciam do período anterior (porque não dividirmos: I, II e III? - vai entender as correntes). Ademais, o setor produtivo é ampliado.

O que percebemos naquela época, diferente de hoje, é que a fome não poderia ser jutificada pela escassez de alimento, mas às péssimas condições de distribuição de renda. O mundo entra em um novo processo evolutivo: robótica, genética, informática, mão-de-obra especializada, globalização, integração economica, redução da noção de tempo e espaço, comercio, fusão de empresas e formação de grandes conglomerados, monopólios, aaaaaaaaaaaaaaaaaa, pare o mundo que quero descer!!!! É, realmente a II Rev. Ind. trouxe tudo isso que conhecemos hoje e que estamos vivendo, com excessão da escassez de alimentos, que hoje passa a ser, novamente, realidade, além da má distribuição de renda.

O mundo passa a dividir-se nos trabalhadores com altos salários e muito status social e os com pouco salários e com nenhum status social. Também é nesta "nova era" que surgem os blocos economicos, Nafta, Mercosul, União Européia. Os países querem resguardar sua existência e sua importância, assim como desempenhar um papel fundamental no mundo, por isso se juntam em blocos. A competição é grande e juntando uns com os outros fica mais fácil, não é verdade?

É neste cenário caótico que surge o protecionismo também, a criação de barreiras nos blocos para entrada de produtos, o que dificulta a integração economica do mundo, que é exatamente o que acontece com essa famosa Rodada Doha da OMC, surgimento do Grupo de Cairs, G-20 e outros... Podemos anuir que a Rev. Ind. não resolveu os problemas, na verdade nos deixou mais confusos, ao menos para explicar o funcionamento de tudo, pois os temas aumentaram, assim como os problemas.

Como se não bastasse, passamos para um tempo de desconhecimento, de incertezas, ainda mais depois do 11 de setembro, onde surgem novos conceitos, novas preocupações e a desconfiança do próximo passa a ser maior. Mas trato do assunto em um post a frente, para não cansar. Realmente, parem o mundo, quero descer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário