sábado, 18 de setembro de 2010

Andemos com pessoas melhores que a gente, pois nada vem sem esforço

Volto ao livro de Rabi Yehoshiahu Pinto, traduzido por Paulinho Rosenbaum. O título já diz muita coisa: Pérolas. Realmente, são pérolas o que lemos e apreendemos ali, como diz o subtítulo, é um compêndio para o fortalecimento e despertar da alma. É um livro que se assemelha muito com alguns dizeres de Rabbi Nachman de Breslov e outros livros que ando lendo quando tempo tenho.

Minha mãe sempre me disse para andar com pessoas melhores do que eu. Não sei se isso foi saudável ao longo da vida, mas ajudou muito! O problema é que sempre fico comparando as coisas e as vezes quando estou por baixo (e não são poucas as vezes quando andamos com pessoas melhores que a gente) nasce uma competição que não é boa pra mim! De toda forma, no compêndio, especificamente nesta parte que trago hoje ao blog, Rabi Yehoshiahu nos diz que devemos procurar a companhia de estudiosos (assim como minha mãe me diz, só que ela falava "dos melhores que eu"). Ele diz que não vai ser fácil apreender em pouco tempo, mas que somente o tempo poderá nos levar para um caminho e uma conduta melhor, assim adquirimos sabedoria.

Da mesma forma serve para quem pensa em ter sucesso na vida. Não há quem consiga juntar uma fortuna em um único dia (claro que digo de maneira honesta). Sem esforço não temos uma grande recompensa. Pequeno esforço, pequena recompensa. Grande esforço, grande recompensa. É assim que funciona. Devemos batalhar muito para alcançar nossos objetivos, nossos sonhos e isso é muito sério e real. O ser humano é muito imediatista e as vezes não percebe o tempo e o esforço empregando, mas é evidente que para tudo exige uma dedicação e um esforço e os resultados são sempre mais gratificantes quando reconhecemos isso.


Esta é a mensagem positiva que deixo hoje. Para que andemos com estudiosos, sábios (acho melhor dizer assim do que dizer para andar com pessoas melhores que a gente), pode parecer bom também, mas acho que não é saudável com o passar do tempo, pois passa a comparar o incomparável, não levando em conta as diversas variantes. E, por fim, procure olhar os detalhes e as nuances da vida, são muitas que passam despercebidas e elas fazem toda a diferença no nosso sucesso, para tudo o que ocorre ou aconteça em nossos caminhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário