terça-feira, 14 de setembro de 2010

A Ciberengenharia Social

Há muito tempo não ficava chocado com alguma teoria. Digo chocado do sentido de estar encantado, de ficar surpreso, de me emocionar. Hoje, à noite, conversei com um grande amigo que há muito tempo não nos falávamos e ele me apresentou a ciberengenharia social. Algo extremamente complexo para meu entendimento, mas do pouco que conheci fiquei incrivelmente interessado, se é o mínimo que posso dizer.

Esta teoria, que há muito tempo vem sendo desenvolvida pelo futurista Jacque Fresco afirma que a sociedade caótica e deplorável em que vivemos hoje pode ser revertida em um ambiente sustentável, de organização partilhada sem controle ou governo de partidos políticos, regimes políticos ou qualquer outra forma de autoridade política. Ademais, também declara que uma das soluções para o fim das desigualdades e para que possamos chegar a uma paz duradoura a todos os habitantes da Terra é acabando com o sistema monetário e trocando para um sistema de recursos.

A princípio fui levado a crer em um anarquismo caótico, uma teoria neo-solialista-pós-modernofuturista! Mas em poucas palavras fui convencido de que se trata de uma forma melhor de gerenciar os recursos da natureza, preservar o meio ambiente e acabar, de uma vez por todas, com disputas de poder, riqueza e território no mundo. Observando algumas fotos, vejo a semelhança de alguns desenhos com o possível continente perdido de Atlântida. Chego a acreditar que este tipo de pensamento pode ter sido desenvolvido em outros planetas do mundo, por outros seres. Não é de todo impossível pensar nessa possibilidade, de um planeta sem moeda, administrado por recursos e por alta-tecnologia.

Não li muito ainda e não tenho muitos elementos para compor este post sobre o assunto. Entretanto, a idéia básica do "Venus Project - Beyond politcs, poverty and war" é a de um mundo mais igual, sustentável, sem controle governamental ou político, administrado por alta-engenharia-tecnológica e com opções de liberdade muito mais amplas do que as que conhecemos, onde todos poderiam ser mais iguais e diferentes, respeitados os limites, o credo, as raças, mas garantindo acesso a todos os recursos e benefícios que um planeta sustentável pode dar. Além disso não teríamos as disputas políticas e econômicas, pois além de não existir o Governo, não existiria a moeda.

É sem dúvida genial a idéia e merece uma visita por parte de todos. Deixo aqui os contatos e endereços do site que ainda estou explorando, porque é evidente que caminhamos para um novo mundo e se queremos sobreviver neste, devemos pensar em algo diferente e revolucionário que coadune com o que a natureza e seus seres estão exigindo: moderação. http://www.thevenusproject.com/introduction-pt-br/?Itemid=137

Nenhum comentário:

Postar um comentário