segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Saiba diante de quem você está!

Esta é uma frase que eu gosto muito "Da lifnei mi atah omed". Uma vez visitei uma sinagoga em Buenos Aires e fiquei muito impressionado quando a guia da sinagoga estava falando sobre a construção, sobre a história e sobre o funcionamento daquela sinagoga, particularmente. Achei tão imponente e impressionante a frase grafada em cima do armário que guarda o livro sagrado dos judeus, a Torah. Acho que senti um certo medo, uma respeito que vinha dentro de mim que me dava medo até de falar, de pensar ou de ter alguma conduta malevolente ali dentro. Eu me lembro de ter saído de costas do salão principal para não correr o risco de dar as costas para "D'us", pois senti a presença dele ali!

Não me lembro de ter sentido isso ao entrar na igreja nos dias de domingo. Vejo o crucifixo, as imagens, mas não fiquei tão tomado pela frase quanto naquele dia. Era como se eu estivesse parado, olhando para o vitral no alto da cúpula que protegia a frase, escrita em hebraico. Era um momento sublime, um momento íntimo e muito bem vivído que passei naquele dia. Engraçado que esta frase está escrita em quase todas as sinagogas que já visitei, mas naquele dia, em particular, talvez, tenha entendido melhor o sentido da frase e pude de perto sentir a proximidade com o criador. Independentemente do credo que seguimos, acho que o sentimento, o respeito e admiração por D'us é comum em todas as religiões e por isso acho que no fundo pensamos e dirigimos nossos pensamentos a uma única Energia Criadora, Protetora e a quem devemos tudo isso aqui.

2 comentários:

Unknown disse...

Maravilhos é a frase retirada da Parasha Tetsave (Exodo 27:20 a 28:42; Ilustra a idumentaria do Sumo sacerdote (Cohen Gadol) e reflete o respeito à Gloria e a Santidade do Eterno criador das Luzes cultuado por Abraão, Isaac e Jacob (Israel) e dado como legado perpetuo aos seus descendentes espirituais e carnais.

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Postar um comentário