segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Pensando duas vezes antes de tomar uma decisão

Já ouviu a famosa frase: "Pense duas vezes antes de tomar esta decisão"? Pois é, eu também. E hoje escrevo exatamente sobre o assunto, que está intimamente relacionado ao tempo. Pensando duas vezes damos a chance do tempo nos dar uma segunda opinião, evitamos o erro e refletimos mais sobre a situação. É um ensinamento também contido no livro "Pérolas de Yehoshiahu", do grande amigo Paulinho Rosenbaum. Estou fazendo um apanhando-resumo dos melhores momentos julgados por mim para que eu tenha uma espécie de resenha do livro quando terminar de ler.

Neste trecho do livro me deparei com este ensinamento. Claro que o pensamento foi extraído por mim a partir do que li nas suáves linhas do texto de Paulinho. Oras, a paciência, o tempo e a relfexão estão totalmente ligadas. O que podemos dizer neste ponto é que se tomamos uma decisão com raiva, muitas vezes nos arrependemos do que fizemos. Por isso é sempre bom pensar duas vezes antes de responder ou fazer qualquer coisa. É um exercício bom para a alma e para a vida. Existem pessoas que explodem sem ao menos terem se dado a chance de duvidar do que viu ou ouviu.

O importante é fazer o "uso sábio do tempo", que é um grande remédio para grandes problemas. Eu já falei do tempo em momentos passados, mas aqui o emprego para falar sobre a reflexão, sobre o tempo que precisamos para refletir. Não é possível refletir em três segundos, leva tempo. Por isso, associo o tempo, a paciência e a reflexão. Todos são remédios que o guiará para uma vida melhor, para uma melhor postura frente a um problema.

O exemplo mais interessante que vi foi de um homem que tinha um "casaco da raiva". Toda vez que ficava com raiva o vestia. Mas para vestir o casaco ele ia até o armário e neste tempo, até chegar ao armário, ele tinha tempo para refletir sobre sua atitude e quando vestia o casaco já tinha pensado melhor no que o deixara com raiva, evitando que a ira ou a raiva tomasse conta de suas palavras, de sua postura. Este sim acho um método interessante para pensar duas vezes antes de tomar uma decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário