sábado, 28 de agosto de 2010

O aplauso, mais um detalhe da vida

Geralmente, quando ficamos muito emocionados ou quando algo nos toca de verdade, sentimos vontade de aplaudir. Quando ouvimos uma palestra realmente tocante ou um discurso inteligente, repleto de significados que se identificam com nossos ideais. E que tal um bom show? uma boa música? Aquela banda que você adora e você resolve ir vê-los ao vivo executando uma canção que marcou sua época? Involuntariamente ouvimos o iniciar das palmas e seguimos o "coro". Um barulho estranho e um gesto estranho, que passou a ser comum nos dias de hoje. Acredito que batemos palma com frequência e, na minha opinião, ela está intimamente associada à cultura.

O aplauso é este ruído que significa aprovação, que quanto mais alto, mais aprovado está. É uma forma de comunicação não-verbal. Não é o máximo nos debruçarmos sobre o assunto um instante e pensar quão interessante é o gesto de bater palmas, de aplaudir? É o som do reconhecimento, é agradecer sem dizer obrigado, é admirar e se perder na multidão que soma em um único som, típico e característico que pode ser reconhecido no mundo inteiro! De toda forma, mesmo que não seja em bando, o aplauso individual também é válido, pois é o sinal de que algo é bom e está aprovado.

Geralmente batemos palma para alguém, para um ídolo, para um ator, para um músico, palestrante, autor, escritor, poeta. Entretanto, já parou pra pensar quão agradável deve ser a sensação de ser aplaudido por uma multidão? A emoção em saber que todos ali admiram você, o seu trabalho, o seu gesto, a sua façanha, enfim, você! Eu já passei por alguma experiências de aplausos, nada muito emocionante, mas é confortável ser aplaudido, é se sentir querido, sentir que está certo, que fez algo bom, que muitos aprovam. Aliás, acredito que muitos dos leitores já tenham passado por isso. Pelo fim do curso na faculdade, pela graduação do segundo grau, pelo parabéns do aniversário, por alguma medalha ou algo que tenha vencido ou conquistado na vida. O grande detalhe é que não reparamos nos detalhes da vida, isso sim é importante.

O som do aplauso é insubstituível, é expressão máxima do reconhecimento de alguém por uma cultura. Aplaudir e ser aplaudido pra mim é algo fora do comum. É se importar, é amar e está acima de todo o tipo de carinho que se possa ter. Lembrem-se sempre de aplaudir, de agradecer, de parabenizar, pois o aplauso é isso, reconhecimento, força, uma boa energia para quem o recebe, uma mensagem para que esse alguém continue a caminhada, não desista e siga em frente. Por isso termino com um aplauso para que possamos nos sentir melhor, sempre.

Um comentário:

Postar um comentário