domingo, 17 de outubro de 2010

O Templo de Kalasasaya

Em português, Kalasasaya significa: o Templo das Pedras Paradas. Este Templo é localizado no sítio arqueológico de Tiwanaku, na Bolívia, quase perto do Lago Titikaka. Em momentos anteriores cheguei a falar de Tiwanaku, mas dedico este post especialmente ao Templo de Kalasasaya. É muito importante falar de Kalasasaya e de Tiwanaku porque os dois estão intimamente relacionados. De acordo com a mitologia Inca, aquele povo teria nascido proximo dali, no lago Titikaka. Entretanto, outros relatos são explanados sobre o local, pois civilizações pre-colombianas ali viveram muito antes dos Incas.

É impossível de se dizer exatamente o que se passou por ali, pois as informações são muitas e cada um tem uma versão diferente sobre o local. O que posso dizer é que é mágico, mítico e espetacular. A forma, as figuras, os monumentos e a precisão com que as coisas foram feitas ali merecem uma certa atenção e admiração. Não encontramos isso com facilidade em outras civilizações. Templos, relação da terra com o céu e singularidades do homem com o divino, com fenômenos astrológicos, isso pra mim é realmente muito especial. Quando nos transportamos da terra para o céu e estes "homens" tiveram a capacidade de se comunicar com os astros, as estrelas, mantendo um vínculo muito estreito com a natureza e seus fenômenos. Que o diga, ainda, com o Criador!

Para mim, um afixionado por Tiwanaku, gosto muito de ouvir relatos e histórias sobre aquele lugar especial. Li, outro dia, que o posicionamento de Kalasasaya, digo, Tiwanaku como um todo, possui uma "obliqüidade eclíptica". Isto é, como a Terra está inclinada sobre seu eixo em relação ao plano do sistema solar, o ângulo resultante quando visto da Terra faz com que os planetas do nosso sistema solar para viajar por todo o céu em uma linha chamada ao plano da eclíptica. Atualmente, a Terra está inclinada em um ângulo de cerca de 23º, mas isso não é constante. O eixo da Terra oscila lentamente entre 22º a 24º. Este ciclo, que se repete de um extremo ao outro leva cerca de 41 mil anos para ser concluído. Os alinhamentos no templo de Kalasasaya sugerem uma inclinação do eixo da Terra, no valor de 23 ˚ 8 "48, indicando a data de 15.000 aC

Entretanto, os estudos de carbono 14 não confirmam esta hipótese, pois datam de 136 AC. Aliás, outras teorias, como o deslocamento da crosta da Terra refutam a hipotese. Assim, teríamos duas alternativas onde uma delas estaria errada: ou a teoria do deslocamento da crosta terrestre está errada ou a outra teoria de que Tiwanaku é datada de 15.000AC. Com a prova do carbono-14 já temos algumas evidências, mas que os alinhamentos encontrados na cidade são muito curiosos são. O que tenho muita vontade de fazer é passar um tempo por lá, de preferência à noite. Com a escuridão do local e a luminosidade das estrelas, tenho certeza que poderei visualizar o mesmo céu de antigamente, observado por aquela civilização, naquele lugar.

Para mim, que sou um leigo em astronomia, é muito interessante pensar, como muitos outros pensam, quão geniosos e sábios eram os Incas e seus antecessores, que construíram cidades, monumentos, laboratórios e outras muitas invensões que só foram descobertas por nós anos depois. E se os espanhóis tivéssem poupado a vida dos Incas e não houvessem ocasionado o fim da civilização? Teriam eles evoluído com o passar dos anos? De certo, teríamos apreendidos técnicas que somente no dia de hoje são acessíveis. Penso ,ainda, que como eles tinham esta capacidade, poderiam outros seres, nos diversos planetas do mundo, terem adquirido esta sabedoria. Quero retornar a Tiwanaku, a Kalasasaya e descobrir mais alguns mistérios, ouvir relatos e aproveitar a energia sublime que emana daquele lugar fantástico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário